sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Trate diferente pessoas diferentes


Rodolfo Garcia Montosa
Publicado em 30.10.2008

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4.3
“Trato todos os meus filhos de maneira igual”, disse-me um amigo durante uma conversa. Ora, se eles são diferentes, logo seu tratamento produzirá efeitos incompletos e indesejáveis. Certo dia estava em um shopping quando vi uma mãe caminhando com seus filhos gêmeos. Adivinhe como estavam vestidos? Acertou: com roupas iguais. Apesar de terem semelhanças físicas, são duas crianças diferentes tentando ser moldadas de forma igual.
Este comportamento é comum no dia-a-dia de nossos relacionamentos interpessoais. Como pais, líderes nas atividades profissionais, na igreja, ou em outra posição, temos a tendência de conhecer muito pouco os outros. Isso explica o grande número de conflitos. Porque não conhecemos uns aos outros, não discernimos as diferenças, não aceitamos a diversidade, não respeitamos as individualidades. Queremos padronizar todos segundo nossas preferências. Estamos acomodados na maneira como tratamos os outros por termos somente um estilo de tratamento. Assim, quando insistimos no mesmo estilo, produzimos efeitos diferentes do desejado. Não estou falando de valores e caráter, mas apenas de características de personalidade. Não estou falando de respeito e educação, mas em estilos de abordagem.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

VONTADE DE DEUS OU DESORGANIZAÇÃO

  • Vontade de Deus ou (des)organização?

    Já nos avisava Lucas que “os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”. As organizações ditas seculares investem em planejamento e organização enquanto nós, crentes, abrimos mão desta capacidade que Deus nos deu.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

domingo, 17 de agosto de 2008

Palavra para Liderança: PALAVRAS MOVEM , EXEMPLOS ARRASTAM!

Numa tarde de domingo, o pai e seus dois filhos chegam ao parque de diversões, e dirigem-se à bilheteria, onde o pai pergunta:
- Olá, boa tarde. Quanto custa a entrada?
- São R$20,00 para o senhor e para qualquer criança maior de seis anos. A entrada é grátis se eles tiverem seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?
- O menor tem três anos e o maior sete anos – respondeu o pai.
O rapaz da bilheteria então comentou:
- Poxa, se tivesse me dito que o mais velho tinha seis anos, eu não notaria a diferença, e você poderia ter economizado R$ 20,00.
O pai então respondeu:
- É verdade, talvez você não notasse a diferença, mas meus filhos saberiam que eu menti.

Em liderança, atitudes e exemplos não são apenas a melhor, senão a única maneira de influenciar positivamente as pessoas. Os exemplos caem no coração das pessoas como se fossem sementes, que germinarão, crescerão e frutificarão, gerando os melhores frutos.
É por isso que as atitudes de um líder precisam “falar” mais alto que suas palavras, porque suas palavras movem, mas seus exemplos arrastam.

Fonte: blogdofabossi 

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Video Semanal de 8 a 14 de agosto

PROTETOR


Mensagem do dia 8 ao dia 15 de agosto 2010
LEITURA BÍBLICA
Salmo 121

Cantarei louvores à tua força; de manhã louvarei a tua fidelidade, pois tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro nos tempos difíceis (Sl 59.16).

Nestes tempos de terrorismo, segurança custa caro. Porém, os cristãos não precisam de guarda-costas, pois Deus protege o seu povo, seja no trabalho, nas viagens ou até mesmo em casa. Certa vez, eu e minha família estávamos viajando quando, numa curva, vi um carro que vinha do lado oposto da rodovia. O motorista aparentemente perdeu o controle do volante e passou para a pista onde estávamos.

Naquele momento, senti apenas que alguém virou a minha direção. Instantaneamente nosso carro foi para o acostamento e não houve acidente. Parei o carro e orei junto com minha esposa e meus três filhos, dando graças a Deus por sua proteção.

A Bíblia mostra que Deus esteve com o povo de Israel no passado. Por exemplo, quando saíram do Egito, Deus os guiou por meio de uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite (Êx 13.21-22). Hoje, mediante Jesus Cristo e o Espírito Santo, o Senhor está presente e nos protege de perigos, males, investidas de Satanás e diversas circunstâncias de nossa vida diária. Deus não dorme: está sempre alerta. Quando necessitamos do alívio de uma sombra no caminhar escaldante da vida, ele está presente.

Meu neto de apenas dez anos me surpreendeu recentemente quando me mostrou o celular que sua mãe lhe comprou, que permite um contato instantâneo entre ele e os pais - especialmente em situações de perigo. Fiquei a pensar comigo mesmo que assim é o “celular” que nos liga a Deus.

A comunicação é instantânea e há resposta quando clamamos por proteção ou misericórdia ou falamos com ele pedindo ajuda em nosso perigoso caminho. No céu não existe secretária eletrônica ou recado encaminhado para a caixa de mensagens: Deus mesmo é quem responde quando chamamos. - JG

Confiar na proteção de Deus é uma forma de honrá-lo.

fonte: Pão Diário  

terça-feira, 27 de maio de 2008

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O valor da gestão para uma igreja em crescimento

Entrevista com Carlos Alberto BezerraPublicado em 23.01.2008
Quando tinha apenas 20 anos o Pastor Carlos Alberto Bezerra sonhou com uma igreja que tivesse uma abordagem mais familiar e hoje, depois de quase 3 décadas, a Comunidade da Graça abriga em torno de 15.000 membros em mais de 50 igrejas distribuídas pelo Brasil. Além desta experiência acumulada ele foi também presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo e Ministros Evangélicos na gestão 2004/2006 e está envolvido com uma fundação, um colégio, um instituto e um centro de liderança, todos ligados ao ministério da denominação.

Nesta entrevista, aliando a prática ao conhecimento acumulado em 4 faculdades, ele compartilha da intimidade da gestão da Comunidade da Graça e expressa a sua opinião sobre como está a igreja brasileira neste quesito.

entrevista completa no site instituto Jetro clique aqui!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

LÍDERES OU DOMINADORES

Por: Wilson Costa dos Santos
A maneira despótica ou dominadora como muitos líderes se impõem as suas comunidades é lamentável. São verdadeiros senhores do rebanho. Mandam e desmandam. Fazem e desfazem. Tudo, a bel prazer. Chega a ser vergonhoso porque estão adotando uma atitude marcada pela influência do anti-Reino. E isto num terreno - a Igreja - onde deve haver uma manifestação densa dos princípios do Reino de Cristo.

UM MODELO QUE ESTÁ NA BÍBLIA, PODE NÃO SER BÍBLICO
é verdade que o modelo liderança dominadora é encontrado na Bíblia! Senão vejamos: "... mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembrada as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los, e os expulsa da igreja". Claro é, está na Bíblia, mas não podemos dizer que seja um modelo bíblico. Na verdade, João (III.9,10) dá a entender que o tal adepto deste modelo de liderança jamais viu a Deus (v. 11). E lamentável e de grande prejuízo para a Igreja de Cristo que, homens sem a visão de Deus sobre a maneira de liderar, exerçam liderança sobre o povo de Deus.

O MODELO LIDERANÇA-EXEMPLAR, NA CARTA DE PEDRO
O apóstolo Pedro é visto por muitos como um líder entre os demais do grupo apostólico. Sem entrar no mérito da questão se ele teve ou não a primazia sobre os demais, podemos concordar que ele teve um lugar importante de liderança na Igreja Primitiva, sobretudo entre as igrejas que se originaram de judeus. Convém, pois, dar uma boa refletida em sua exortação: "Postoreai o rebanho de Deus que há entre vós, ... nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho". (I Pe. 5.2,3).

FONTE: Sepal http://www.liderança.org/

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Você não Lidera exército, mas pessoas!

Isso é verdade! Em um exército todos quando estão sentados (geralmente estão um atrás do outro, olhando pra costa do outro) uma herança militar deixada para as escolas (que tem sua cadeiras enfileiradas, uma atrás das outras); para as igrejas, e demais intituições....

Olho no Olho! cadeiras em círculo, professor ou líder no meio olhando para os olhos dos alunos e sentido a necesssidade deles.

quebre pardigmas históricos e escravizantes! Desenvolva pessoas e não soldados!

domingo, 20 de janeiro de 2008

O que se espera de um Líder

Não adianta um líder ser bom em determinada competência se sua conduta é totalmente contrária à união de esforços da equipe e ao bem comum. Liderar também é gerenciar emoções, vaidades e egos - afirma Ruggiero.

http://www.institutojetro.com/resizeimagem.asp?file=arquivos/fileconteudocapa/1060_not.jpg&w=80

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O desafio de desafiar equipes

Você tem aproveitado as reuniões de planejamento do início do ano para desafiar a sua equipe?
fonte ...instituto Jetro

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Trabalho em equipe: nem sempre é fácil, mas é essencial

Para uma equipe funcionar de forma vencedora, é preciso que haja: - Objetivos comuns, assumidos individualmente; - Papéis diferenciados, cada um fazendo sua parte e contribuindo para o coletivo; - Espaço autônomo, dando vazão à liberdade; - Franqueza construtiva na articulação de pontos críticos – tapar o sol com a peneira não resolve; os conflitos e problemas devem ser expostos, discutidos e esclarecidos; - Receptividade objetiva na hora de escutar as críticas – trabalhar em equipe não é só criticar os parceiros. Saber ouvir é fundamental; - Integração com os outros times na busca de conhecimento e apoio; - Motivação, coesão, organização e confiança no momento do pacto conclusivo...

fonte. clique aqui

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Desculpe o atraso

estive muito ocupado esses meses...assim como vocês, darei continuidade a este Blog em breve !