terça-feira, 29 de janeiro de 2008

LÍDERES OU DOMINADORES

Por: Wilson Costa dos Santos
A maneira despótica ou dominadora como muitos líderes se impõem as suas comunidades é lamentável. São verdadeiros senhores do rebanho. Mandam e desmandam. Fazem e desfazem. Tudo, a bel prazer. Chega a ser vergonhoso porque estão adotando uma atitude marcada pela influência do anti-Reino. E isto num terreno - a Igreja - onde deve haver uma manifestação densa dos princípios do Reino de Cristo.

UM MODELO QUE ESTÁ NA BÍBLIA, PODE NÃO SER BÍBLICO
é verdade que o modelo liderança dominadora é encontrado na Bíblia! Senão vejamos: "... mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembrada as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los, e os expulsa da igreja". Claro é, está na Bíblia, mas não podemos dizer que seja um modelo bíblico. Na verdade, João (III.9,10) dá a entender que o tal adepto deste modelo de liderança jamais viu a Deus (v. 11). E lamentável e de grande prejuízo para a Igreja de Cristo que, homens sem a visão de Deus sobre a maneira de liderar, exerçam liderança sobre o povo de Deus.

O MODELO LIDERANÇA-EXEMPLAR, NA CARTA DE PEDRO
O apóstolo Pedro é visto por muitos como um líder entre os demais do grupo apostólico. Sem entrar no mérito da questão se ele teve ou não a primazia sobre os demais, podemos concordar que ele teve um lugar importante de liderança na Igreja Primitiva, sobretudo entre as igrejas que se originaram de judeus. Convém, pois, dar uma boa refletida em sua exortação: "Postoreai o rebanho de Deus que há entre vós, ... nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho". (I Pe. 5.2,3).

FONTE: Sepal http://www.liderança.org/

Nenhum comentário: