Por: Wilson Costa dos Santos
A maneira despótica ou dominadora como muitos líderes se impõem as suas comunidades é lamentável. São verdadeiros senhores do rebanho. Mandam e desmandam. Fazem e desfazem. Tudo, a bel prazer. Chega a ser vergonhoso porque estão adotando uma atitude marcada pela influência do anti-Reino. E isto num terreno - a Igreja - onde deve haver uma manifestação densa dos princípios do Reino de Cristo.
UM MODELO QUE ESTÁ NA BÍBLIA, PODE NÃO SER BÍBLICO
é verdade que o modelo liderança dominadora é encontrado na Bíblia! Senão vejamos: "... mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembrada as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los, e os expulsa da igreja". Claro é, está na Bíblia, mas não podemos dizer que seja um modelo bíblico. Na verdade, João (III.9,10) dá a entender que o tal adepto deste modelo de liderança jamais viu a Deus (v. 11). E lamentável e de grande prejuízo para a Igreja de Cristo que, homens sem a visão de Deus sobre a maneira de liderar, exerçam liderança sobre o povo de Deus.
O MODELO LIDERANÇA-EXEMPLAR, NA CARTA DE PEDRO
O apóstolo Pedro é visto por muitos como um líder entre os demais do grupo apostólico. Sem entrar no mérito da questão se ele teve ou não a primazia sobre os demais, podemos concordar que ele teve um lugar importante de liderança na Igreja Primitiva, sobretudo entre as igrejas que se originaram de judeus. Convém, pois, dar uma boa refletida em sua exortação: "Postoreai o rebanho de Deus que há entre vós, ... nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho". (I Pe. 5.2,3).
FONTE: Sepal http://www.liderança.org/
Aprendendo,ensinando e reproduzindo na vida de nossos filhos espirituais, ou seja, nossos discípulos!
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Você não Lidera exército, mas pessoas!
Isso é verdade! Em um exército todos quando estão sentados (geralmente estão um atrás do outro, olhando pra costa do outro) uma herança militar deixada para as escolas (que tem sua cadeiras enfileiradas, uma atrás das outras); para as igrejas, e demais intituições....
Olho no Olho! cadeiras em círculo, professor ou líder no meio olhando para os olhos dos alunos e sentido a necesssidade deles.
quebre pardigmas históricos e escravizantes! Desenvolva pessoas e não soldados!
Olho no Olho! cadeiras em círculo, professor ou líder no meio olhando para os olhos dos alunos e sentido a necesssidade deles.
quebre pardigmas históricos e escravizantes! Desenvolva pessoas e não soldados!
domingo, 20 de janeiro de 2008
O que se espera de um Líder
Não adianta um líder ser bom em determinada competência se sua conduta é totalmente contrária à união de esforços da equipe e ao bem comum. Liderar também é gerenciar emoções, vaidades e egos - afirma Ruggiero.
http://www.institutojetro.com/resizeimagem.asp?file=arquivos/fileconteudocapa/1060_not.jpg&w=80
http://www.institutojetro.com/resizeimagem.asp?file=arquivos/fileconteudocapa/1060_not.jpg&w=80
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
O desafio de desafiar equipes
Você tem aproveitado as reuniões de planejamento do início do ano para desafiar a sua equipe?
fonte ...instituto Jetro
fonte ...instituto Jetro
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Trabalho em equipe: nem sempre é fácil, mas é essencial
Para uma equipe funcionar de forma vencedora, é preciso que haja: - Objetivos comuns, assumidos individualmente; - Papéis diferenciados, cada um fazendo sua parte e contribuindo para o coletivo; - Espaço autônomo, dando vazão à liberdade; - Franqueza construtiva na articulação de pontos críticos – tapar o sol com a peneira não resolve; os conflitos e problemas devem ser expostos, discutidos e esclarecidos; - Receptividade objetiva na hora de escutar as críticas – trabalhar em equipe não é só criticar os parceiros. Saber ouvir é fundamental; - Integração com os outros times na busca de conhecimento e apoio; - Motivação, coesão, organização e confiança no momento do pacto conclusivo...
fonte. clique aqui
fonte. clique aqui
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Desculpe o atraso
estive muito ocupado esses meses...assim como vocês, darei continuidade a este Blog em breve !
Assinar:
Postagens (Atom)