sábado, 27 de outubro de 2007

LIDERANÇA E SOLIDARIEDADE

O líder cristão precisa ser solidário. Não foi chamado para sentir-se importante ou recompensado pelos fracassos de outrora. Foi chamado porque há uma necessidade: ovelhas estão sem pastor.
fonte : Instituto Jetro

sábado, 20 de outubro de 2007

AUMENTANDO A AUTORIDADE

Uma de minhas histórias preferidas na bíblia é o crescimento de Davi na Liderança, contrastando com o declínio de Saul. Deus não levantou Davi da noite para o dia. Deus desenvolvei seu caráter passo a passo, uma batalha de cada vez.Um dos primeiros testes foi defender suas ovelhas do leão e do urso.

Como Davi, o líder é testado a cada batalha, a cada kilômetro percorrido, a cada lição aprendida... o líder vai aumentando sua autoridade. Assim também, paralelamente, a unção para ministrar aumenta, também aumenta o número de pessoas que podem ser influenciadas por você, ou seja, pela vida aprovada do líder.

FONTE: Seja um supervisor de células eficaz. COMISKEY, Joel ed. Min. Igreja em Células.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

LÍDER FACILITADOR

Primeiramente, o Facilitador é aquele que foi abertamente designado para ser o responsável pelo processo do grupo. O Facilitador pode ser um elemento externo, ou o “cabeça” do grupo por título ou propriedade, ou mesmo um membro comum que foi designado temporariamente para este propósito. Entretanto, o Facilitador em qualquer circunstância é a pessoa com poderes concedidos pelo grupo que tem como função primordial conduzir o processo.
Facilitação, entretanto, não deve jamais ser confundida com Instrução, Aconselhamento, Consultoria, Coaching ou outra função de uma terceira parte. O Facilitador é neutro em relação a solução para o problema criada pelo grupo, objetivo em relação as alternativas e possibilidades para esta solução, comprometido éticamente com a colaboração e a decisão democrática da solução do problema. O Facilitador é o negociador para o processo dentro deste contexto, preocupado em tornar os participantes conscientes de suas próprias opiniões através de reflexão, resumo e clareza. Em situações de conflito, o papel do Facilitador é mais como um mediador, uma terceira parte neutra, encarregado de ajudar uma negociação consensual acontecer. Especificamente em situações de conflito, o papel do Facilitador pode mudar bastante. As Responsabilidades de um Facilitador Traduzido e adaptado por Fernando Loureiro e Carol Ribeiro*

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Gestão nas igrejas brasileiras

O irmão trabalhou em uma indústria automobilística antes de assumir o ministério integral. Que lições administrativas do mundo secular lhe são úteis para suas atividades ministeriais e eclesiásticas?

Oswaldo - Servi na indústria automobilística por quase 14 anos. Parte deste tempo eu também pastoreei uma igreja local. Afirmo com toda a tranqüilidade que as lições que aprendi do mundo chamado secular foram enormes. Profundas. E até o dia de hoje aplico muito daquilo que aprendi fora do “meio eclesiástico”. Cito alguns exemplos: a administração correta do tempo. Hoje em dia os líderes eclesiásticos tem administrado bem o chamado “tempo integral” que desfrutam para pastorear o rebanho de Deus. Aprendi também naqueles anos a lidar com o antagonismo. Algo que o seminário não nos ensina. Como lidar com pessoas que pensam diferente de você. Pastores e líderes sofrem muito nessa área. Uma outra área que pude desenvolver quando servia numa indústria de automóveis: a busca da excelência nas tarefas que deveria cumprir. Lamentavelmente poucos líderes dedicam-se a pregar, a ensinar e a pastorear com excelência. Tudo isso me fez tomar uma decisão muitos anos atrás. Quando um jovem se apresentava a mim dizendo ter chamado pastoral, invariavelmente minha resposta era: “procure urgentemente um emprego, e estude teologia à noite.” Isso proporcionou resultados fantásticos na igreja que eu pastoreava.
Entrevista com Oswaldo Prado Oswaldo Prado : pastoreou por 20 anos a Igreja Presbiteriana Independente do Ipiranga, na cidade de São Paulo. É missionário da SEPAL, coordenador Nacional de Visão e Estratégia do Projeto Brasil 2010. Mestre em Teologia pela FTSA, autor do livro "Do Chamado ao Campo". Publicado em 25.10.2006 p/ INSTITUTO JETRO

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Liderança 360º - Uma liderança diferente

Liderança 360º - Uma liderança diferente
Você que não está sentado na cadeira do chefe também é um líder. Há alguém acima de você, abaixo de você e ao seu lado que espera e precisa receber a sua benéfica influência.

domingo, 7 de outubro de 2007

Uma pequena igreja com mais de 100 mil membros


Rodolfo Garcia Montosa Publicado em 02.10.2007 no INSTITUTO JETRO
Recentemente tive a oportunidade de visitar a Igreja Elim, em San Salvador. Fiquei ali 8 dias, quando pude comparecer a vários programas, visitar famílias, conversar com pastores. Busquei discernir o que acontece por lá, e que a transforma na segunda maior igreja local do mundo. Destaco aqui o que percebi em nossos irmãos salvadorenhos:
MUITA ORAÇÃO ; MUITO AMOR; MUITA ORGANIZAÇÃO; ZELO PELA PALAVRA; ESPECIAL ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS; CULTO CELEBRATIVO VIBRANTE!

Igreja Elim é uma pequena Igreja vivendo os princípios do evangelho nos pequenos grupos, que se ajuntam semanalmente em um grande povo, ultrapassando 100 mil pessoas. É um grande exemplo de como cuidar da multidão que precisa conhecer e crescer na fé em Jesus.

LÍDER QUE MEDITA CONFIANDO


Meditar na Palavra Deus é algo emocionante desafiador, pois Jesus fala com você. Caso esteja santificado pelo constante estudo da Bíblia e da oração, será fácil obedecê-lo, já que é o Espírito Santo que o guiará. Todavia, uma atitude carnal dificulta sua comunhão com o criador e sua comunicação com Ele; tornando a obediência uma atitude difícil e pesada. SER LÍDER É DISCERNIR ESSES ESTADOS DA ALMA E DO ESPÍRITO, FAZENDO DE TUDO PARA QUE A CARNE NÃO PREVALEÇA. Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei; tranqüilo, enfrentará os dias maus, enquanto que, para os ímpios, uma cova se abrirá. Salmos 93:12,13